Estamos trabalhando a todo vapor na produção da quarta edição do guia de criadores de joias e bijuterias É do Rio!, um produto que me enche de orgulho e sobre o qual quero trazer algumas reflexões. Há algum tempo, venho falando sobre a importância de nos reposicionarmos no mercado, resgatando a narrativa da joia como meio de fidelizar e ampliar o público consumidor. Pois o guia se encaixa perfeitamente neste propósito, ao conferir atributos ao nosso produto que, muito mais do que acessórios, se apresentam como símbolos estéticos do estilo e da experiência de ser carioca.
O guia é uma publicação da Ajorio em parceria com Sebrae/RJ, cuja primeira edição foi lançada em 2014 como resultado do trabalho desenvolvido pelo APL Joia Carioca visando ao fortalecimento do setor. Neste tempo, trouxemos muitas novidades, tendo sempre como foco a geração de novos negócios através da visibilidade dada às micro e pequenas empresas mais representativas do design de joias e bijuterias produzido no Rio de Janeiro. Trata-se da única publicação do Brasil com tal objetivo, portanto, não podemos desmerecer sua relevância como ferramenta de divulgação para o restante do país e exterior.
Por isso, além de inovar no projeto editorial, estamos formulando estratégias de distribuição que levem o guia às mãos certas. Neste sentido, fechamos uma parceria com o Rio Convention & Visitors Bureau, que vai atuar para ampliar o alcance entre os principais públicos de interesse, sejam turistas, participantes de eventos do mercado de luxo e também operadores de agências de viagens.
Cabe aqui um spoiler sobre o conteúdo desta nova edição, que está ficando um primor. Pela primeira vez, vamos ter um editorial de moda, além do catálogo com as imagens das peças e os contatos dos designers, que, a partir deste ano, vão estar conectados por um tema. As poesias da cidade serão o fio condutor desta edição, construindo a narrativa que vai embalar a produção dos mais de 70 designers selecionados para compor a publicação.
A ideia, como bem explicou a consultora Regina Machado, responsável pela curadoria do guia, é ir além da divulgação, ao comunicar a marca da contemporaneidade do design do Rio de Janeiro. É inspirador constatarmos como a nossa cidade continua viva e deslumbrante. Todas as dificuldades que enfrentamos nos últimos anos de crise não abalaram nossa confiança no Rio de Janeiro como marca capaz de agregar valor à nossa indústria criativa. Por outro lado, observamos os empresários cada vez mais empenhados em seus empreendimentos, produzindo e nos surpreendendo com suas criações.
Por tudo isso, reitero mais uma vez meu entusiasmo com o guia É do Rio!. O sucesso nos trouxe até aqui e tenho certeza de que o projeto terá vida longa. Faço um convite a todos os criadores que representam tão bem o design carioca: não fiquem fora dessa!