LOGOS AJORIO APOIO AJORIO SINCOJOIAS RJ SNCAPP SINCAJOR SINDIJOIAS

Pensata da Presidente

Verdade ou Consequência

Acompanhando a moda estadunidense, este é o 11º ano em que as empresas brasileiras utilizam a Black Friday como ferramenta para aumentar as vendas do final do ano. Em 2020, a data tem uma expectativa ainda maior, principalmente para os varejistas que foram imensamente prejudicados pela quarentena.

Com consumidores mais conectados e por dentro de seus direitos, é bom o empresário se planejar na hora de investir em uma grande promoção como essa. Como são muitas as ofertas e descontos astronômicos, muitos golpistas se valem da Black Friday para captar dados bancários de usuários desatentos, o que faz com que os clientes se preparem cada vez melhor para as compras. Outro fator que gera desconfiança no consumidor, é o aumento da margem de lucro às vésperas do evento para dar a impressão de que os descontos são reais. Daí o apelido “Black Fraude”, um verdadeiro tiro no pé das marcas que seguem essa triste linha de trabalho.

Por isso, é necessário que a promoção seja de verdade. Se você julga que sua empresa não conseguirá cumprir descontos, prazos de entrega e que o estoque não seja suficiente, então não participe. Não há mal nenhum ficar de fora. Planeje-se e crie uma oportunidade no próximo ano.

Nos últimos anos, mas principalmente nas últimas semanas, tenho falado recorrentemente em alguns eventos sobre Sustentabilidade. Quando falamos em práticas sustentáveis, falamos também em sobrevivência empresarial e que ela está ligada diretamente à veracidade das ações e a transparência com que as empresas comunicam suas iniciativas.

O mundo mudou, as pessoas mudaram, o consumo acompanhou essa transformação e os valores reais das coisas (e aqui não me refiro a preço), estão cada vez mais em evidência. Embora estejamos cada vez mais inseridos no mundo digital, o que é real e verdadeiro tem tido cada vez mais importância. Viva o consumo consciente, o planeta agradece!

A vida continua

A continuidade de um trabalho é um dos fatores que demonstra a seriedade da empresa ou entidade que o realiza. Por isso, anuncio com grande alegria que o Seminário Atualização Tecnológica e o Setor de Joias e Bijuterias, evento fixo na agenda da Ajorio por sete anos consecutivos, será realizado no dia 23 de outubro deste ano, 100% online.

Aproveito a oportunidade para agradecer o valioso apoio da Firjan que, desde a primeira edição do Seminário, contribui fortemente para sua realização. O evento também conta com a parceria do IBGM.

Certos de que ainda não é adequado planejarmos um evento nos moldes anteriores, estamos estudando a melhor maneira de oferecer uma experiência inesquecível, assim como nos anos anteriores, com convidados de prestígio e conteúdo especialmente pensado para o setor de joias, bijuterias, gemas e afins.

A programação já está avançada e alguns convites já foram feitos (mas ainda é segredo!). A transmissão será feita pelo canal da Casa Firjan no Youtube e o assunto será Transformação Digital, nada mais adequado para o momento, não acham?

Em breve, traremos muitas novidades para vocês. Tudo está sendo feito com muita dedicação para que todos aproveitem ao máximo cada informação compartilhada.

Fiquem de olho e já salvem esta data na agenda de vocês.

Marketplaces: uma solução para as vendas de joias

Um dia após ser anunciada a primeira vítima fatal da Covid-19, em SP, o Governo do Rio de Janeiro publicou um decreto que, dentre outras medidas, recomendava o fechamento de shoppings centers e do comércio em geral. Foi então que nos deparamos com uma situação que não estava no planejamento de nenhuma empresa: a quarentena.

Como muito falamos nestes últimos quatro meses, a Ajorio vem se reinventando para continuar dando todo o apoio possível aos nossos associados. Com as lojas físicas impossibilitadas de operar, imediatamente iniciamos diversas pesquisas e a busca por apoio para formatarmos um projeto visando uma transição mais célere das joalherias para o mundo virtual.

Dada a incerteza de quando seria possível reabrir as lojas físicas novamente, pensamos em uma alternativa que permitisse uma integração e operacionalização rápidas entre os dois canais. As pesquisas realizadas pela consultora contratada para esse trabalho apontaram que o caminho mais indicado seria uma parceria com um Marketplace que pudesse nos beneficiar de toda uma expertise de quem já atua no mundo digital, com grande visibilidade e volume de acessos, logística e operação de vendas pela internet. Nosso foco estava na velocidade dos resultados de venda.

Depois de uma seleção rigorosa entre as muitas opções disponíveis, chegamos a Zattini, braço de moda da Netshoes, comprado ano passado pelo Magazine Luiza – referência internacional em gestão empresarial devido ao caráter inovador e personalizado. É importante ressaltar que o grupo é reconhecido por ser pioneiro no uso da tecnologia, tendo iniciado seus investimentos para vencer uma crise, e criando, algum tempo depois, seu próprio laboratório tecnológico. A Zatinni é vitrine para grandes marcas como Lacoste, Farm, Cantão e Reserva. O grupo nos atendeu com muita atenção e paciência e nos ofereceu condições bastante favoráveis, entre elas, um percentual de comissionamento sobre as vendas abaixo do praticado normalmente. A interlocução única, em nome de muitas marcas, facilitou, e muito, a negociação.

Alguns contratos já foram assinados com associados de grande e pequeno porte e espero voltar aqui muito em breve para falar sobre resultados positivos de vendas e aprendizado do mundo online. Para aqueles que ainda não se animaram a aderir, ainda há tempo! Basta contatar a AJORIO ou a consultora Roberta Limmer cujo contato já foi amplamente divulgado.

Ainda continuamos a observar o mercado atrás de soluções que beneficiem nossos associados nessa retomada aos negócios. Ainda há muito o que se fazer neste novo mundo e em breve teremos outras novidades.

Até a próxima!

Novos tempos

Se pudéssemos voltar no tempo, há alguns meses, e nos relatassem exatamente os fatos que estamos vivenciamos nas últimas semanas, pensaríamos se tratar de mais um roteiro de Stephen King ou uma dessas profecias que amedrontam os mais crédulos. Mas não, vivemos tempos difíceis, inimagináveis, mas que certamente irão passar.

A incerteza talvez seja o sentimento que mais nos assola nesta situação: quando afinal voltaremos à normalidade, a tocar nossos negócios? Se posso consolá-los, um bom empreendedor não para jamais! 

Para os momentos de crise devemos agir com inteligência. Como disse Stephen Hawking, um exemplo inacreditável de determinação e força de vontade: inteligência é a habilidade de se adaptar às mudanças. Então, vamos nos adaptar! 

Já que fomos obrigados a parar, que tal utilizarmos esse tempo de quarentena para repensarmos nossos empreendimentos? Que tal analisar seus números e ver qual ponto sua empresa precisa de mais atenção? A quarentena pode até nos impedir de irmos de um lugar ao outro, mas com a força da tecnologia, podemos fazer coisas grandiosas mesmo que estejamos em nossa sala de estar. Há tanto a se fazer!

Nosso setor vence diariamente desafios diversos e este será mais um obstáculo, dos grandes, a ser superado. A Ajorio estará ao lado de vocês em busca de informações seguras e relevantes, pleiteando junto aos governantes e lideranças medidas que visem uma rápida recuperação do nosso setor e para isso, mais do que nunca, é hora de unirmos forças. Assim como estamos nos unindo para combater o contágio deste vírus, juntos poderemos vencer também a crise financeira, consequência da crise da saúde, ressignificando nosso produto, ajustando nossos negócios, enfim... nos adaptando!

O Rio como inspiração

O Rio de Janeiro possui uma capacidade incrível de encantar a todos por suas belezas naturais e culturais. Recentemente, a cidade foi eleita a primeira Capital Mundial de Arquitetura, um título criado pela Unesco e pela União Internacional dos Arquitetos (UIA). Nossa cidade foi agraciada com essa condecoração por sua diversidade urbanística, que possui estilos comuns presentes em grandes centros urbanos de países ricos como aqueles presentes em centros urbanos de países em desenvolvimento, tornando-a um caso quase único de interesse para os arquitetos do mundo todo.

Retrospectiva 2019

Quando iniciamos 2019 e era chegada a hora de colocar em prática todo o planejamento que havíamos feito ao final de 2018, o cenário não era nada favorável: crise, falta de recursos, parceiros que também enfrentavam muitos desafios, dentre outros empecilhos. Sabíamos que seria um ano difícil. Naquela hora pensei: Esmorecer não faz parte da nossa cultura... E fomos à luta!

Encontro com o Presidente do Brasil

Ontem, dia 28 de novembro, estive no Palácio do Planalto em Brasília em comitiva organizada pelo Presidente da FIRJAN Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira.

Na companhia de outros líderes empresariais do Rio e São Paulo, a audiência ocorreu em tom amigável e cordial, a ponto do Presidente mostrar a um pequeno grupo da comitiva, sua sala privada. Parece que isso só ocorre muito esporadicamente, como comentaram os assessores. A impressão geral do Presidente foi muito boa, nos pareceu determinado em deixar sua marca pela modernização do Brasil e pela promoção do empreendedorismo e liberdade econômica.

Muito trabalho pela frente

Definitivamente fecharemos 2019 com chave de ouro! A 6ª edição do Seminário Atualização Tecnológica e o Setor de Joias e Bijuterias, que ocorreu no último dia 22/10 na Casa Firjan, bateu recorde de inscrições e público, reafirmando que acertamos em cheio na escolha do tema: sustentabilidade. Tive o prazer de entrevistar o presidente da World Jewellery Confederation (CIBJO), Gaetano Cavalieri, e receber representantes de entidades de classe, empresários, designers, estudantes de joalheria e amigos.

Agora é Lei!

É COM ENORME SATISFAÇÃO QUE ANUNCIO QUE O VETO DO GOVERNADOR WILSON WITZEL AO ARTIGO 2, QUE DAVA AOS RELÓGIOS O MESMO TRATAMENTO TRIBUTÁRIO DAS JOIAS NA LEI 8484/19, FOI DERRUBADO ESTA SEMANA NA ALERJ POR 45 VOTOS A 5!

Notícias

 

 

SISTEMA AJORIO

 

sistem ajorio

 

 

PRINCIPAIS PARCEIROS

 

parceiros2013b

SEBRAE RJ FECOMÉRCIO RJ FIRJAN IBGM SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO INT PUC RIO

 

 

 

REDES SOCIAIS

 

 

 

 

logositeajorio

Av. Graça Aranha, 19 - Grupo 404 - Centro
Rio de Janeiro - RJ - CEP - 20030-002

Razão Social: Associação dos Joalheiros e Relojoeiros do Estado do RJ

CNPJ: 34.274.126/0001-76

Fale com nossa Assistente Virtual (21) 99513-6802
ou mande um e-mail para info@ajorio.com.br